dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
 
O Projeto Nutrição de Espécies Aquícolas da Rede Aquabrasil / Embrapa, em parceria com instituições de ensino, pesquisa e iniciativa privada vem desenvolvendo estudos relacionados a fatores nutricionais, gerando informações para a formulação de novos conceitos de rações para tilápia (Oreochromis niloticus), cachara (Pseudoplatystoma reticulatum), tambaqui (Colossoma macropomum) e camarão-marinho (Litopenaeus vannamei), espécies de importância econômica na aqüicultura brasileira. Este projeto desenvolve pesquisas inovadoras na área de nutrição de organismos aquáticos para a obtenção de produtos aqüícolas de qualidade, com preços competitivos e ambientalmente seguros. Devido ao estado da arte diferenciado de cada uma das espécies foram determinados estudos que atendessem às principais lacunas tecnológicas nutricionais nas áreas em que cada espécie tivesse maior necessidade. Estudos sobre exigência protéica para alevinos de tambaqui (desenvolvidos por UFAL e INPA) e cachara (UFSC e CPATSA), estão gerando informações importantes para subsidiar a formulação de dietas espécie específicas para esta fase do desenvolvimento, visando obter melhor desempenho em ganho de peso e evitar o desperdício deste componente nas rações, o que gera um impacto positivo em temos econômicos, uma vez que a fonte protéica é um dos itens mais caros da ração. Em função do atual estado da arte para exigência protéica da tilápia, a ‘Modelagem matemática do desempenho e exigências de lisina e treonina para a tilápa do nilo da linhagem gift, em tanques-rede’ tem sido desenvolvida pela UEM, representando um avanço na determinação da exigência em aminoácidos para a espécie melhorada. Estas informações irão compor o banco de dados da Plataforma Nutriaqua, iniciativa da UFSC e ESALQ, com apoio do MPA, que visa reunir informações para o NRC de espécies nativas.
 
A procura por ingredientes alternativos aos quais pudessem ser relacionados atributos de qualidade ao desempenho zootécnico em ganho de peso, bem estar, qualidade da carne obtida, levou a avaliação de inúmeros co-produtos que poderiam ser utilizados em rações para tambaqui, dos quais se destacam a torta de dendê (Elaeis guianeensis) e a maniva (Manihot sp.), cujos resultados mostraram ganhos em termos zootécnicos e econômicos. Apesar de serem ingredientes com escala de produção, ainda carecem refinamento de pesquisas para adquirirem o padrão exigido pela indústria. 
 
Estudos realizados no LABOMAR / UFC apontam para o efeito de fontes de ácidos graxos da dieta sobre o desempenho de camarões cultivados em águas hipersalinas, sugerindo o óleo de krill como suplemento nestas condições. Além disso, visando substituir integral ou parcialmente a farinha de peixe nas rações, esforços têm sido feitos na tentativa de encontrar alternativas principalmente nas fontes protéicas vegetais. Avaliações apontam o concentrado protéico de soja (CPS) como alternativa potencial. Segundo professor Alberto Nunes (LABOMAR), este produto tem despertado interesse no setor produtivo em função de sua disponibilidade no mercado nacional e preços competitivos.
 
Outra linha de ação do projeto avalia o uso de resíduos de pescado como ingredientes em rações para camarões e peixes, uma vez que grande parte destes resíduos é descartada no ambiente natural, sendo fonte de poluição. Neste sentido, foram geradas informações para mostrar a viabilidade da transformação destes resíduos em produtos com valor agregado. Foram avaliados no CPAMN, UFPE e UFRPE, hidrolisados de resíduos de camarão e de processamento de tilápia em rações para aquícolas; no CPAO, o uso de concentrado protéico de vísceras de peixes em rações para cachara. No CPATU foi estabelecido o protocolo para processamento de resíduos de tambaqui para elaboração de farinha de peixe, prevendo a avaliação deste produto em rações.
 
Considerando que 70% dos custos de produção são referentes à alimentação, na busca por estratégias para reduzir este percentual, foi avaliada a suplementação com probióticos em rações para tambaqui (CPATU) e tilápia (UFSC). O uso de probiótico comercial (Aquayeast®) em rações para tambaqui, não mostrou diferença em termos de ganho de peso e taxa de crescimento específico, mas promoveu melhoria na conversão alimentar; o inverso do que foi observado em tilápias, com uso de probióticos comercial (Aquayeast®) e isolado a partir da flora intestinal da própria espécie.  
Todos estes estudos estão sendo desenvolvidos por 19 pesquisadores e 48 bolsistas (entre os quais: alunos de doutorado, mestrado e graduação), pertencentes a 06 Unidades da Embrapa e 10 Universidades que aceitaram o desafio audacioso proposto pela Rede AquaBrasil: Gerar um salto tecnológico na Aquicultura Nacional!
 
 
 
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Projeto Aquabrasil - Artigos já Publicados

Avanços na sanidade aquícola do projeto Aquabrasil
20/10/2014

Avanços já alcançados pelo Projeto Aquabrasil
28/09/2011

Tecnologias como oportunidades para a aquicultura diversificar seus produtos
29/08/2011

Melhoramento genético de peixes: pesque essa ideia
25/07/2011

Disponibilização dos conhecimentos básicos da piscicultura em publicações elaboradas pela equipe do Aquabrasil
22/06/2011

Como a pesquisa vai mudar os rumos da aquicultura no Brasil
20/05/2011

O peixe nosso de todo dia
08/04/2011

Conteúdos Relacionados à: Aquicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada